Uma ampliação na Escócia
Fotos | photos: Paul Zanre
Em Edinburgo, na Escócia, o gabinete de arquitectos David Blaikie dá, a uma família com forte afinidade com a Escandinávia, uma extensão inspirada neste estilo nordico, minimalista e funcional.
A casa tinha originalmente 68m2. Um piso térreo geminado de um dos lados. Uma casa relativamente pequena mas com um jardim de 50 metros de profundidade, muito típico no meio urbano britânico. O extenso jardim deu então lugar à construção que traria mais espaço interior ao lote. Desenvolvida tendo em mente a captação máxima da luz natural durante todo o dia, culmina com a exposição da sala de estar à luz suave do pôr-do-sol.
No interior, uma nova cozinha e espaço de refeição tiveram lugar no piso inferior. No piso superior, numa remodelação total do sotão, nasce o quarto de casal com casa-de-banho própria.
As necessidades habitacionais mudam no Reino Unido, resta ao mercado imobiliário e industria da construção adaptarem o que existe aos interesses das famílias contemporâneas. Deitar a baixo para construir novo e/ou de novo, não é opção.