Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://osbastidoresdavida.blogs.sapo.pt

Decoração . Arquitetura . Design . Inspiração

Onde estavas tu no 25 de Abril de 1974?

Hoje é o dia de Portugal comemorar o 25 de Abril de 1974. Há 41 anos e 364 dias a liberdade de expressão, quando havia, resumia-se às 4 paredes da nossa casa e baixinho para o vizinho não ouvir. Mas embora o estado novo controlasse as bocas e atos do povo (ou tentasse controlar), na casa de cada um, era só dele a decisão da cor das paredes e do estilo dos móveis. Uns expunham orgulhosamente o retrato de Salazar, outros escolhiam a melhor parede para a imagem de Che Guevara - e ninguém precisava de saber.
Faz hoje 42 anos que, as ainda raras casas com televisão, acompanhavam os acontecimentos a preto e branco, nas suas salas decoradas em cores fortes e mobiliário multi-funções. Quem não se atrevia a sair à rua e não era suficientemente abonado para o luxo da TV, metia o rádio no máximo e ouvia os cantares da revolução serem interrompidos pelas novidades de última hora.

Onde estavas tu no 25 de Abril de 1974? Provávelmente numa casa com tendências muito assim:

 

DUALPURPOSE.jpgMobiliário de utilidade dupla, por exemplo: uma mesa de café com compartimentos para guardar almofadas, garrafas de bebida, e tantas outras coisas.

NEONPINK.jpg

Screenshot2012-02-10at83921AM.pngMuito cor de rosa forte em paredes, estofos, cortinados, tapetes e até em mobiliário de cozinha

TROMPE-LOEIL.jpgOu numa de ilusão ótica com o uso da técnica de trompe l’oeil dentro de casa.

ULTRA.jpgOu, quem sabe, num ambiente ultra moderno dado por peças de mobiliário com estrutura tubular de aço cromado.

 

Assim se fizeram os dias de Abril, entre sussurros, calças de boca de sino e colarinhos de bico. Nestes bastidores se discutiram ações, se motivaram intervenções e se brindou, com esperança, a um futuro melhor.

Alguns ainda mantêm detalhes desta época vibrante, outros lembrar-se-ão de uma infância e adolescência energicamente vivida na presença de padrões geométricos e cores intensas. E muitos de nós vão cultivando o regresso a esta década de Simon & Garfunkel, Gilbert O'Sullivan e Bee Gees com pequenos detalhes comprados nas lojas Vintage.

Todas as imagens | All images: The Practical Encyclopedia of Good Decorating and Home Improvement

2 comentários

Comentar post

Arquivo