Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://osbastidoresdavida.blogs.sapo.pt

Decoração . Arquitetura . Design . Inspiração

Como conviver com as cores Pantone 2016

2016_Pantone_HossColor_chairs.jpgFoto | Photo: My fix it up life

A Pantone escolheu as cores para este ano, duas cores bem pastel, claras, serenas, nem carne nem peixe, o rosa quartz e o azul serenidade. Eu pessoalmente acho que são cores bonitas para um quarto de bebé, roupa de bebé e ainda as consigo imaginar como palete de um casamento mas... é só. Não que não reconheça alguma beleza na utilização delas em alguns ambientes menos esperados como é o caso de uma casa-de-banho ou uma cozinha. Mas quem é que aguenta viver anos a ler o jornal na sanita enquanto se tenta abstrair das paredes cor-de-rosa que tem à sua volta? Quem vai cozinhar numa cozinha azul pastel sem morrer de medo que a gordura salte para a parede? Para mim são cores de revista e não passam disso, não me consigo imaginar a viver com estas cores ano após ano e por isso, provávelmente, terão sucesso em situações mais descartáveis, como a roupa de bebé, uma camisa, uma toalha, uma tigela para os cereais mas será que terão o mesmo sucesso num sofá, um frigorífico, uma parede de azulejos, um lavatório?

708bac1f4313663b4109a464f4a16f82.jpg

Os Bastidores até entende a simbologia da Pantone na escolha destas duas cores. A tentativa de nos confrontar com ambientes mais calmos, relaxantes, menos densos e apressados, mais paz e tranquilidade. Mas a longo prazo são escolhas que cansam e por isso há que ter muito cuidado quando se tenta seguir as modas, podem não passar de meras esponjas de recursos financeiros, mais um apelo ao consumismo.
Quando estamos a pensar na decoração da nossa casa devemos pensá-la a médio/longo prazo. Ninguém vai pintar as paredes ou renovar a casa-de-banho todos os anos. Se sentirmos um apelo incontrolável de seguir as tendências, podemos sempre optar por ter um ambiente no geral neutro, tons de branco, cinzas claros ou cremes, que permitem a adição harmoniosa de outras cores nos detalhes como, roupa de cama, toalhas de banho, saboneteira, almofadas, loiças de cozinha, etc.

Estou a trabalhar num post cheio de sugestões para quem quiser adicionar uma pitada destes tons na sua casa. Fiquem atentos

Arquivo