Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://osbastidoresdavida.blogs.sapo.pt

Decoração . Arquitetura . Design . Inspiração

Apresento-vos Mister DOE

Há algumas semanas atrás fui contactada pela Márcia. Representando os interesses de Mr. DOE, Márcia colocou-me a par de um projecto de design de mobiliário que me cativou pela sua moderna interpretação da história de Portugal. O projecto vai tomando forma, uma forma Real [de realeza e de realidade], uma forma apaixonada de representar, recriar e trazer à actualidade o pensamento e vivências da, tão rica e vasta, História Portuguesa.

12079181_994213027308344_5773824307789609868_n.jpg

Todas as imagens | all images: Mister DOE


Mr Doe é o anfitrião desta viagem no tempo. Dono de uma personalidade marcante e curiosidade insaciável, partilha agora as suas memórias, materializando-as em peças de design: Nasce assim a coleção DINASTICA.

Inspirada na Monarquia Portuguesa, cada peça foi pensada e imaginada com base nas figuras mais contundentes da nossa história. Cada detalhe desenhado, cada material escolhido, contam um pedaço da História de Portugal com todo o poder e significado que isso lhes confere.


Hoje tenho a honra de vos apresentar três marcos importantes na História. Comecemos por D.Afonso I, O conquistador. Principal responsável pela independência de Portugal e todos os seus guerreiros. Foi sobre uma mesa que se debateram ideias, se definiram estratégias e se ultimaram ataques. Foi sobre uma mesa, que começou a ser escrita a história de Portugal. Inspirada no casco de um barco, nasceu assim a primeira peça que destaco desta coleção, a D.Afonso I, uma mesa, uma peça imponente, tal como o Rei o foi. Um design moderno inspirado num pensamento visionário.

2.png

 

D.Maria I, a piedosa/ a louca, um cadeirão cheio de personalidade. Esta peça retrata a rainha em dois momentos distintos da sua vida. Uma fase tranquila reflectida na escolha do tecido macio num tom claro de azul. E uma fase dura e ingrata, marcada pela forma assimétrica e “instável” da peça.
O contraste da acentuada assimetria da forma com a cor e suavidade do tecido tornam a peça harmoniosa e de fácil adaptação aos diversos ambientes, retratando o espírito e a história da Rainha.

4.png

D.Amélia, o carácter humanista desta rainha, inspirou esta peça que vos apresento em seguida. Baseada nos antigos suportes das pias de água utilizados nos hospitais da época, este cadeeiro de pé, retrata a figura opulente de D.Amélia, sempre dedicada à erradicação dos males da época, como a pobreza e a tuberculose, fundou dispensários, sanatórios, lactários populares, cozinhas económicas e creches, demonstrando assim o seu interesse pelo bem estar da população portuguesa. Maria Amélia Luísa Helena de Orleães nasceu em Twickenham, Inglaterra. Dotada de uma educação esmerada, D. Amélia era uma mulher ligada às artes e à cultura, e deixou obras como as fundações do Instituto de Socorros a Náufragos, Museu dos Coches Reais, Instituto Pasteur em Portugal (Instituto Câmara Pestana) e Assistência Nacional aos Tuberculosos. O seu legado fica aqui reconhecido por Mr. DOE na materialização deste candeeiro à sua altura.

15damelia.jpg

Estas e outras peças são vendidas pela Designer's Mint. Encomendas e/ou questões podem ser feitas através do telefone 00351 256 004 100, por email  ou directamente no estúdio em São João da Madeira, no Oliva Creative Factory, onde poderão também ver algumas peças em exposição no showroom. Esta é uma coleção de 21 peças distribuídas nas variantes de revestimento de parede, mobiliário, iluminação e estofos, com muito para nos relembrar e ensinar. Um perpectuar da nossa história, das nossas origens. Uma forma de colocar o design ao serviço da cultura, num conceito que merece toda a divulgação possível.

WebsiteFacebookInstagram | Pinterest

Arquivo