Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://osbastidoresdavida.blogs.sapo.pt

Decoração . Arquitetura . Design . Inspiração

Uma ampliação na Escócia

contemporary-extension_010416_06.jpg Fotos | photos: Paul Zanre

As casas no Reino Unido são, tendencialmente, pequenas, com áreas interiores pequenas e bastante divididas, principalmente nos centros das cidades. O mercado imobiliário é essencialmente feito de casas antigas. Quem quiser viver na cidade fica sujeito a uma área exígua,  uma estrutura antiga e um preço escandaloso. Porém, isso não afasta as pessoas de quererem viver na cidade ou de a preterirem em prol de viverem no campo, ou mesmo em localidades mais rurais. Quando o dinheiro não é problema, milagres acontecem e, em pequenos lotes de terreno, muitas vezes emparedados por habitações também antigas e pequenas, têm lugar estruturas reforçadas, modernos interiores e ampliações arrojadas, como é o caso da que hoje vos trago.

contemporary-extension_010416_03.jpgcontemporary-extension_010416_04.jpg

Em Edinburgo, na Escócia, o gabinete de arquitectos David Blaikie dá, a uma família com forte afinidade com a Escandinávia, uma extensão inspirada neste estilo nordico, minimalista e  funcional.
A casa tinha originalmente 68m2. Um piso térreo geminado de um dos lados. Uma casa relativamente pequena  mas com um jardim de 50 metros de profundidade, muito típico no meio urbano britânico. O extenso jardim deu então lugar à construção que traria mais espaço interior ao lote. Desenvolvida tendo em mente a captação máxima da luz natural durante todo o dia, culmina com a exposição da sala de estar à luz suave do pôr-do-sol.
No interior, uma nova cozinha e espaço de refeição tiveram lugar no piso inferior. No piso superior, numa remodelação total do sotão, nasce o quarto de casal com casa-de-banho própria.
As necessidades habitacionais mudam no Reino Unido, resta ao mercado imobiliário e  industria da construção  adaptarem o que existe aos interesses das famílias contemporâneas. Deitar a baixo para construir novo e/ou de novo, não é opção.
 

contemporary-extension_010416_02.jpgcontemporary-extension_010416_08.jpgcontemporary-extension_010416_10.jpg

Arquivo