Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://osbastidoresdavida.blogs.sapo.pt

Decoração . Arquitetura . Design . Inspiração

Design e pensamento

fdc6b75fa35d00e3093f7b07ecbbce88.jpgimagem

 

Hoje venho falar-vos da importância e impacto do design na sociedade moderna. Já pensaram em como tudo ao nosso redor, humanamente criado, é criado e pensado para uma determinada forma e funcionalidade? Pensemos, por exemplo, na nossa casa: os móveis que escolhemos e gostamos correspondem a um determinado design que permite que usufruamos mais e melhor das suas potencialidades.


Design é um processo de criação e concepção criado com um propósito e que pretende ser funcional e estético. Tal como outros processos de criação ele é modernizado e diversificado, havendo portanto uma panóplia de escolhas dentro do objecto que procuramos.
Às vezes as pequenas mudanças, materialmente falando, são acompanhadas por uma escolha de design, seja ele de moda, de decoração ou até mesmo da arquitectura. Olhemos por exemplo para o caso do MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia) que tanto deu que falar nas redes sociais e que emergiu como uma referência do trajecto cultural e turístico do nosso país.

22834a53f8451f4ead213b0efa8c50e4.jpgimagem

Também pela conceptualização de todos estes objectos conseguimos traçar uma linha histórica e social das sociedades. O modo como o design progride é constantemente acompanhado pela evolução e as necessidades dos tempos que correm. Se olharmos para as nossas compras do supermercado conseguimos perceber que até mesmo as preocupações com a nossa saúde e alimentação, como é o caso da obesidade ou da hipertensão, são acompanhadas pela design das embalagens. As barritas de cereais, os iogurtes, o sal com borrifador para dosearmos melhor a quantidade, representam a forma tão intrínseca como a noção de design acompanha o Homem e permite mudar hábitos e vontades.


Estas soluções procuram o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, pensando os seus gostos, desejos e personalidade. É uma outra proposta de arte que nos abrange a todos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Arquivo